Como armazenar e organizar roupas de cama de inverno

Como armazenar e organizar roupas de cama de inverno

Pra quem gosta da época mais quente do ano, janeiro é o mês perfeito! Mas há quem ainda prefira os meses com temperaturas mais amenas… Qualquer que seja sua preferência, a verdade é uma só: na hora de dormir, o menos é mais nesta temporada!

Cobertores, edredons, mantas e tudo o que roupa de cama de inverno vai pro armário e abre espaço para os lençóis mais finos e fresquinhos. Mas o que fazer com esses itens de enxoval, que normalmente ocupam tanto espaço no guarda-roupa? Vamos te explicar 😉

Revendo e organizando o enxoval de inverno

Já que uma organização é necessária, vale a pena rever o que você possui atualmente. Isso porque alguns itens mais antigos podem ser doados ou reaproveitados para outros fins, abrindo espaço para novas peças no próximo inverno.

revendo o enxoval que vai para o armário

Artigos mais velhinhos ou surrados podem ser ótimas opções para forros de caminhas pet ou peças de acessório (vale usar a criatividade!). Já aquilo que estiver em bom estado pode ser repassado a instituições de caridade, ou a pessoas que estejam precisando.

Mantendo o enxoval de cama limpinho

Depois de separar o que fica e o que vai, chegou a hora de deixar todas as peças limpas e cheirosas para estarem prontas nos próximos dias de frio.

Verifique na etiqueta de cada item as instruções de lavagem: alguns pedem um pouco mais de cuidado na hora da higienização.

Depois disso, lembre-se de expor os artigos (que puderem) ao sol, para garantir que ficarão bem secos. Quando guardadas ainda úmidas, as roupas de cama podem adquirir um cheiro desagradável, então, melhor se prevenir!

Organizando e armazenando a roupa de cama no guarda-roupas

Na hora de armazenar, é importante saber organizar bem o espaço destinado ao enxoval de inverno, para torná-lo mais funcional.

organizar roupas de cama no armário ou guarda-roupas

O que for muito pesado e quente pode ser alocado nas prateleiras mais altas. Isso porque essas peças só serão utilizadas em dias muito frios, e assim, não precisam estar a um alcance tão fácil.

Se você tiver pouco espaço no armário, uma dica é utilizar embalagens a vácuo, que além de comprimir itens muito volumosos, ainda ajudam a proteger da proliferação de fungos e bactérias que podem danificá-los.

Mantas e cobertores mais leves devem ficar em prateleiras mais acessíveis, para noites mais amenas, que podem ocorrer em qualquer período do ano. Na hora de armazenar, é interessante colocá-los dentro de saquinhos de TNT, para impedir que sujem ou estraguem. Na hora de dobrar essas peças, use sempre o sentido do comprimento, o que as deixa mais estreitas, fazendo com que você aproveite melhor a largura da prateleira.

Importante: o que não fazer!

Algumas coisas devem ser evitadas quando você estiver armazenando as peças de inverno.

não guardar roupa de cama em embalagem
  • Evite utilizar embalagens de plástico que não sejam a vácuo para guardar cobertores, mantas e edredons, especialmente em regiões mais úmidas ou frias. O plástico evita que esses artigos “respirem”, o que pode ocasionar mau cheiro e, até mesmo, bolor.
  • Não use sabonetes nas prateleiras e nem dentro das embalagens. O sabonete não evita o bolor e ainda pode causar possíveis alergias quando as peças forem utilizadas. Prefira sachês com bolinhas de sílica ou cedro, que são mais eficazes nesse aspecto.
  • Vale deixar as janelas do quarto abertas e, de vez em quando, as portas dos armários para arejar e ventilar tudo o que estiver dentro.

Agora que você já sabe como organizar seu enxoval de inverno, fica mais fácil para escolher os artigos que você está precisando para esta e para a próxima estação do ano.

Que tal dar uma olhadinha na nova Coleção 2019 da Juma Enxovais e conferir seus itens prediletos? Acesse nosso site: www.juma.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *