Como tirar manchas nas roupas de cama

Como tirar manchas nas roupas de cama

Você escolhe aquela roupa de cama digna de cena de novela, coloca ela em uso e, de repente, se depara com uma mancha! Parece filme de terror, mas essa história pode ser evitada com dicas simples que você pode pôr em prática no dia a dia. Confira:

Cuidados antes de lavar a roupa de cama

manchas nas roupas de cama

Embora pareça fácil, lavar os lençóis requer certos cuidados. Isso porque eles são peças que acumular germes, suor e oleosidade por ficarem em contato com a pele durante toda a noite.

Então, atenção: a roupa de cama deve ser trocada a cada semana, preferencialmente, podendo ser utilizada, no máximo, por 15 dias.

Caso não haja manchas, você pode proceder com a lavagem normal, como indicar a etiqueta da peça. Mas se houver alguma sujeira mais pesada, ela merece atenção. Vale a pena investir em um tira manchas específico antes de colocar tudo na máquina, evitando aqueles à base de cloro, que podem danificar os tecidos.

Lavando as peças do enxoval

Na hora de programar sua lavadora de roupas, você pode colocá-la no módulo de roupa de cama (para as que tiverem), ou mesmo na função “normal”. Mas o grande segredo para melhorar a lavagem é trabalhar com a temperatura da água. Se a água estiver morna, a sujeira que se encontra no lençol sairá mais facilmente.

No entanto, é preciso cuidado: lembre-se de verificar na etiqueta da peça se não há nenhuma restrição quanto à temperatura da água.

Vale lembrar também que, quanto mais cheia estiver a máquina, menor será o potencial de limpeza. Então, ao invés de colocar todos os lençóis para lavar de uma vez só, separe as peças por jogos de cama, e as lave com mais tranquilidade.

Obs. Se sua roupa de cama for mais pesada, no ano passado escrevemos um artigo ensinando “como lavar edredom na máquina“. Vale a pena conferir 😉

Manchas específicas nas roupas de cama

Mesmo tomando todo o cuidado para conservar suas roupas de cama, temos que levar em consideração que acidentes acontecem. E, no mínimo descuido, alguma coisa pode sujar e manchar seus lençóis ou fronhas. Mas não se desespere: para tudo há uma solução.

manchas de café nas roupas de cama
  • Mofo: no caso de roupas de cama guardadas há menos de 6 meses, a dica é imergir a peça em uma misturinha de água quente e sal, e depois lavá-la normalmente. Se o mofo estiver avermelhado, faça o mesmo em uma mistura de fubá e água quente. E se a peça for colorida, mergulhe somente a parte manchada em leite fervente até a sujeira desaparecer e em seguida lave-a com água morna e vinagre branco.
  • Chiclete: aplique gelo sobre a goma de mascar grudada até que ela endureça o suficiente para ser removida com facilidade.
  • Ferrugem: coloque sal e suco de limão em cima da mancha e deixe-a exposta ao sol, ou passe a ferro com a proteção de um tecido branco. Lave normalmente.
  • Graxa: o uso de um sabonete branco em barra é suficiente para acabar com a mancha de graxa. É só esfregar o sabonete sobre a mancha e lavar a peça em seguida.
  • Gordura: coloque talco sobre a mancha, de forma que absorva toda a oleosidade. Depois disso, lave normalmente.
  • Suor: aplique suco de limão sobre a mancha e deixe a peça de molho. Lave normalmente.
  • Vinho: é importante agir rápido, nesse caso. Aplique água morna logo que a mancha se formar e em seguida lave normalmente.

Com cuidados básicos, dá pra ter um enxoval lindo e novinho por muito tempo! Lembre-se sempre de verificar as instruções de lavagem da etiqueta de cada peça, pois elas podem ter particularidades no momento de fazer a higienização.

Que tal escolher novos itens de roupa de cama pro seu quarto agora, pra renovar o ambiente nesse novo ano? Confira nossas coleções em www.juma.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *